Março Marinho

Março é um mês muito especial, pois foi escolhido mundialmente para alertar a população sobre a prevenção do câncer colorretal.

No Brasil, utilizamos também o mês de setembro e a cor verde (Setembro Verde) para representar essa campanha de conscientização. Sabemos que, quanto mais alerta, mais a população estará atenta com sua saúde.

Em uma campanha como esta, a escolha de determinado mês e cor consiste de uma simbologia para alertar sobre a saúde de determinado orgão do corpo.

Neste mês, alertamos a população para prevenção do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino.

Recomendamos para isso medidas simples, com foco em uma vida saudável e especial cuidado com a alimentação:

– Consumo diário de alimentos ricos em fibras;

– Farta ingestão de líquido;

– Atividade física diária, mesmo que simples.

Essas ações irão contribuir para que as pessoas mantenham um bom funcionamento do intestino e se sintam confortáveis após a evacuação.

Vale ressaltar que as fibras são importantes como protetoras da parede do intestino, pois mantêm o trofismo das células intestinais e ajudam na eliminação das substâncias carcinogênicas.

Por fim, recomendamos atenção para a presença de sintomas relacionados ao intestino e ao ânus. Caso haja alguma intercorrência, é preciso procurar imediatamente um COLOPROCTOLOGISTA – especialista que trata das doenças do intestino (cólons), reto e ânus.

Não se sinta constrangido por apresentar qualquer sintoma ou alterações nesses órgãos, pois o mais importante é o esclarecimento, medidas preventivas e tratamento precoce.

Não guarde suas dúvidas, ansiedades ou medos. Somente um especialista poderá orientar de forma correta, esclarecer suas dúvidas e definir os exames necessários de acordo com cada caso em especial.

Saibam que estamos prontos para cuidar sempre, com muita dedicação.

Sthela Murad Regadas
Presidente Sociedade Brasileira de Coloproctologia

PARTICIPE DO FÓRUM