Março é um mês muito especial, pois foi escolhido mundialmente para alertar a população sobre a prevenção do câncer colorretal.
No Brasil, utilizamos também o mês de setembro e a cor verde (Setembro Verde) para representar essa campanha de conscientização. Sabemos que, quanto mais alerta, mais a população estará atenta com sua saúde.
Em uma campanha como esta, a escolha de determinado mês e cor consiste de uma simbologia para alertar sobre a saúde de determinado orgão do corpo.
Neste mês, alertamos a população para prevenção do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino.
Recomendamos para isso medidas simples, com foco em uma vida saudável e especial cuidado com a alimentação:
– Consumo diário de alimentos ricos em fibras;
– Farta ingestão de líquido;
– Atividade física diária, mesmo que simples.
Essas ações irão contribuir para que as pessoas mantenham um bom funcionamento do intestino e se sintam confortáveis após a evacuação.
Vale ressaltar que as fibras são importantes como protetoras da parede do intestino, pois mantêm o trofismo das células intestinais e ajudam na eliminação das substâncias carcinogênicas.
Por fim, recomendamos atenção para a presença de sintomas relacionados ao intestino e ao ânus. Caso haja alguma intercorrência, é preciso procurar imediatamente um COLOPROCTOLOGISTA – especialista que trata das doenças do intestino (cólons), reto e ânus.
Não se sinta constrangido por apresentar qualquer sintoma ou alterações nesses órgãos, pois o mais importante é o esclarecimento, medidas preventivas e tratamento precoce.
Não guarde suas dúvidas, ansiedades ou medos. Somente um especialista poderá orientar de forma correta, esclarecer suas dúvidas e definir os exames necessários de acordo com cada caso em especial.
Saibam que estamos prontos para cuidar sempre, com muita dedicação.
Sthela Murad Regadas
Presidente Sociedade Brasileira de Coloproctologia