Notícia

SBCP participa do Bem Estar Global em Porto Alegre

Tenda do Intestino vai orientar sobre câncer colorretal

No dia 15 de dezembro, das 8 às 14h, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) estará presente no Bem Estar Global, em Porto Alegre (RS). A ação social, promovida pela TV Globo e o Sesi, será realizada no Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Municipal). Especialistas vão alertar sobre o câncer de intestino e explicar como são realizados os exames de prevenção e detecção precoce. Além disso, os médicos vão orientar sobre hábitos de vida que podem prevenir a doença.

Os visitantes vão preencher um questionário e, de acordo com a idade e história familiar, serão convidados a participar de uma campanha de rastreamento do câncer colorretal. Pacientes de alto risco (com história pessoal ou familiar de câncer colorretal) serão orientados a realizar a colonoscopia na unidade pública de saúde. Aqueles que tiverem 50 anos ou mais receberão um kit para realizar o exame de sangue oculto nas fezes. Serão fornecidos 350 kits do exame. O paciente cujo resultado der positivo será triado pelo posto de saúde para realização de colonoscopia pelo SUS.

Participam também da ação em parceria com a SBCP: Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia, Associação Gaúcha de Coloproctologia, Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino, Sociedade Brasileira e Regional de Endoscopia Digestiva e Secretaria Municipal de Saúde.

Essa é a quarta campanha de prevenção de câncer de intestino realizada em Porto Alegre. “A importância desses movimentos está em conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de intestino, que é o segundo mais comum nas mulheres, após mama, e o terceiro mais comum nos homens, após próstata e pulmão, na capital gaúcha”, diz a Dra. Marlise Cerato Michaelsen, coordenadora dessas campanhas e membro titular da SBCP.

É possível prevenir 

Dra. Marlise ressalta que com medidas e exames preventivos, é possível evitar a doença ou fazer uma detecção precoce, com chances de cura de aproximadamente 90%. Outro grande marco é que graças a um esforço conjunto, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre iniciará em 2018 a oferta de exames de rastreamento nos postos de saúde.

“O câncer colorretal está relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como consumo elevado de carnes vermelhas e processadas e pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Além disso, são fatores de risco obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo”, alerta Dra. Marlise, em conjunto com o presidente da Sociedade, Dr. Henrique Fillmann.

Outro fator de risco é a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Geralmente o câncer de intestino é precedido de um pólipo, pequena verruga na mucosa do intestino. Esse pólipo leva alguns anos para se desenvolver, assim, é possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno. Pessoas com casos de pólipos na família devem ficar alertas, assim como portadores de doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn).

Em geral, a doença pode ser prevenida com hábitos como: ingestão de fibras (25 a 30g por dia), frutas e verduras (duas xícaras e meia por dia) e peixes (duas a três vezes por semana), baixo consumo de gordura (principalmente as de origem animal como carne vermelha e queijos), prática regular de exercícios físicos e evitando-se o tabagismo e a ingestão exagerada de álcool, descrevem os especialistas.

Estudos têm comprovado que outros alimentos também podem auxiliar na prevenção, como curry, gengibre, pimenta negra, ginseng, açafrão, berberina (encontrada em raízes e cascas de plantas medicinais e alguns tipos de uva), cogumelos, vinho tinto, soja e alimentos probióticos (que contenham microrganismos vivos).

Fatores de risco

Quem possui parentes de primeiro grau com câncer intestinal ou pólipos deve ficar mais atento e procurar o coloproctologista para saber como e com qual frequência deve fazer a colonoscopia. O exame consiste na introdução de um tubo flexível acoplado a uma câmera para visualizar o intestino por dentro. “A colonoscopia permite retirar pólipos que sejam eventualmente encontrados, pois os tumores malignos se originam a partir desses pólipos”, explica Dra. Marlise.

A doença geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. A SBCP recomenda a realização da colonoscopia a partir dos 50 anos, quando não há casos na família de câncer colorretal e pólipos. Quando houver histórico familiar, a recomendação geralmente é a partir dos 40 anos de idade. “O coloproctologista vai determinar a periodicidade adequada de realização do exame”, completa Dr. Henrique Fillmann.

Em estágios avançados, o câncer do intestino pode causar perda de sangue nas fezes, dor abdominal, massa abdominal palpável, alteração do ritmo intestinal, emagrecimento, náuseas, vômitos e anemia não explicados por outras causas.

Quando detectada a doença, na maioria das vezes o tratamento é realizado por meio de cirurgia (por via convencional ou laparoscópica) para remoção da parte afetada juntamente com os gânglios linfáticos (linfonodos). Dependendo do grau de desenvolvimento do tumor, podem ser necessárias quimioterapia, radioterapia e cirurgia para realização de um estoma (orifício na parede abdominal).

“Faça prevenção e tenha uma vida saudável. Se tiver qualquer um desses sintomas supracitados, procure o coloproctologista. Não perca tempo, venha conversar conosco, isso pode mudar a sua vida e das pessoas que você ama”, alertam Dra. Marlise e Dr. Fillmann.