Colonoscopia Virtual

O que é colonoscopia virtual (CV)

Também chamada de “colonografia por tomografia computadorizada”, é um exame de imagem para visualizar a parte interna do intestino grosso (cólon e reto). Serve, principalmente, para localizar pólipos e tumores nesta região.

Como é realizado

Após realizar um preparo prévio com medicações laxativas e dieta, o paciente é submetido a uma tomografia computadorizada da região abdominal. Imediatamente antes do exame é introduzido ar no interior do seu intestino através de uma pequena sonda colocada no reto. O tempo total para realização deste exame é cerca de quinze minutos. Terminado o exame propriamente dito, um computador com programas especiais transforma as imagens obtidas em um filme que simula uma viagem no interior dos cólons, semelhante ao que se vê numa colonoscopia convencional.

Vantagens da colonoscopia virtual sobre a convencional

A mais evidente é que não há a introdução de um tubo do colonoscópio convencional (cerca de 1.80 m) pelo intestino, evitando-se os riscos relacionados ao fato. Também não há necessidade de sedação. O tempo de exame e os custos relacionados, na maioria das vezes, são menores na CV.

Acessoriamente, por se tratar de uma tomografia, lesões insuspeitadas em outros órgãos podem ser detectadas por ocasião do exame.

Desvantagens

O paciente ainda necessita realizar o esvaziamento do intestino com dieta e laxativos. Durante o exame receberá uma dose de radiação ionizante (raios X). Nos casos em que algum pólipo seja visto, o paciente terá que fazer a colonoscopia convencional para retirá-lo. A colonoscopia virtual não é adequada para o diagnóstico de algumas doenças inflamatórias intestinais.

Quando a colonoscopia virtual pode ser recomendada

As regras para recomendação da CV ainda não estão estabelecidas, pois este método ainda é considerado uma técnica em desenvolvimento. Apesar disto, é um exame de futuro promissor, pois os trabalhos científicos mais recentes situam sua eficácia como semelhante à da colonoscopia convencional para o rastreamento de pólipos e tumores do cólon e do reto.

PARTICIPE DO FÓRUM