Destaque Noticias

Dados obtidos pela SBCP sobre o câncer anal repercutem na mídia

Nos últimos 10 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 38 mil internações por câncer de ânus e do canal anal no Brasil. Mesmo representando somente de 1% a 2% de todos os tipos de tumores colorretais, o câncer anal causou mais de seis mil mortes entre 2015 e 2023 em nosso país.

Esses dados foram obtidos com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) junto ao Ministério da Saúde e compartilhados no Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02). O objetivo da divulgação é chamar a atenção da população para o câncer anal, um tipo de tumor pouco conhecido, mas que vem se tornando mais frequente nos últimos anos.

Os números repercutiram na imprensa, e diversos especialistas da SBCP foram procurados para comentar sobre o assunto:

O portal G1 entrevistou o Dr. Sergio Alonso Araújo e a Dra. Ana Sarah Portilho, presidente e diretora de Comunicação da SBCP, respectivamente. Leia a reportagem.

O Viva Bem UOL também abordou o tema em uma reportagem que conta com a participação do Dr. Sergio Alonso Araújo. Confira.

A CNN entrevistou os Drs. Sergio Alonso Araújo, Ana Sarah Portilho, Pedro Basílio (secretário-geral da SBCP) e Lucas de Araujo Horcel (membro da SBCP). Leia o texto completo.

O Dr. Lucas Horcel e o Dr. Fábio Guilherme Campos, membro e ex-presidente da SBCP, foram ouvidos pela Folha de S. Paulo. Acesse a matéria.

O Dr. Fábio Guilherme Campos também falou ao Estadão sobre o assunto. Leia.

Na coluna Letra de Médico, da revista Veja Saúde, os Drs. Sergio Alonso Araújo, Ana Sarah Portilho e Lucas Horcel escreveram sobre sintomas, prevenção e fatores de risco do câncer de ânus. Confira a reportagem.

O programa Fala, Minas!, da Rede Mais, contou com a participação do Dr. Juliano Figueiredo, membro da SBCP, para falar sobre o assunto. Veja a entrevista na íntegra.

Os dados também repercutiram na Rádio Cidade Jundiaí, que entrevistou o Dr. Guilherme Cotti, membro da SBCP. Ouça a entrevista.