Toque retal

Definição

O toque retal é um exame realizado para avaliar os problemas do reto e do ânus. Pode também auxiliar na avaliação ginecológica (problemas do canal vaginal e útero) e urológica (problemas da uretra e próstata).

É um exame importante para o diagnóstico de doenças anorretais e do intestino grosso, pois pode oferecer informações indiretas sobre este último. Na investigação de algumas condições abdominais, o toque retal pode ser muito útil auxiliando também no diagnóstico. É um exame importante na coloproctologia, especialmente na prevenção do câncer do reto, mas pode ser praticado também por médicos clínicos e cirurgiões de outras áreas, na procura investigativa de pistas para o diagnóstico preciso de doenças.

Como é realizado

A posição de exame é escolhida de acordo com o problema, as características do paciente e a rotina do médico. Mais comumente, o exame é realizado em decúbito lateral (paciente deitado de lado). O médico usa luvas e lubrificante neutro e solicita que o paciente realize um esforço para evacuar. Esta manobra auxilia o relaxamento da tensão da musculatura, o que poderia dificultar muito o exame ou mesmo ocasionar desconforto e dor.

PARTICIPE DO FÓRUM